Por: Luiz Frederico Oliveira de Aguiar
O Plano de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento – PIRD foi criado em 2023 pela Superintendência Executiva da Zona Franca de Manaus conforme uma diretriz do atual Superintendente Bosco Saraiva cujo objetivo principal é consolidar a presença da política pública Zona Franca de Manaus em toda a Amazônia Ocidental(Roraima, Amazonas, Rondônia, Acre) e o Amapá. O Plano se materializa por meio das chamadas “Jornadas de Integração Regional e de Interiorização do Desenvolvimento” que ocorrem em toda a região de abrangência da Suframa.
O pressuposto norteador desta iniciativa esta fundamentado sobre a ideia de “levar proativamente a informação” até o cidadão, de forma a torná-lo apto não apenas à conhecer, mas a usufruir dos benefícios oferecidos pelo Estado. Percebe-se portanto, uma mudança no comportamento da autarquia que outrora tinha uma postura reativa e esperava o cidadão ir até ela e passa a ter uma postura proativa e passa a ir, literalmente, até o cidadão. Levando consigo as informações e os servidores para que sejam os agentes indutores do desenvolvimento por meio da democratização da informação.
Esta convicção acerca do papel transformador da informação, trago comigo desde a época em que era acadêmico de Administração Pública da Universidade do Estado do Amazonas e lia “O que é a Democracia?” de Alain Touraine. Esta leitura me trouxe a certeza que não há democracia efetiva sem que todos os cidadãos tenham acesso à informação, bem como, não há desenvolvimento sem a democratização da informação o que gera mais liberdade, dignidade e oportunidade aos cidadãos.
Acabo de retornar da 3° Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento do Amapá onde pude ouvir pessoalmente empreendedores nos agradecer pelo simples fato de levar informação, com um detalhe, após estas jornadas acontecerem, já tivemos mais de 34,5 milhões de reais investidos da Lei de Informática da ZFM no Amapá. Um empreendedor da inovação que esteve presente nas jornadas anteriores, agradeceu-me pelo fato de ter conseguido o credenciamento junto ao CAPDA da primeira aceleradora do Amapá, fato que ele mesmo relaciona aos esforços da Suframa em levar a informação até ele, nas jornadas anteriores.
Alguns meses atrás, semelhantemente, eu estive em Roraima, para a realização da 3° Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento de Boa Vista, cuja primeira jornada ocorreu em 2023 e que hoje também já temos investidos algumas dezenas de milhões de reais em PD&I. Neste caso de Roraima, em particular, com uma detalhe relevante, até 2022, não havia 1 real sequer investido pela Lei de Informática naquele Estado. Ou seja, foi após a informação chegar à sociedade é que tivemos os resultados esperados. Recordo-me da professora do IFRR que reclamava na 1° Jornada da ausência da Suframa e que este ano, na 3° jornada, chorava de felicidade com os investimentos já realizados no IFRR.
Estas jornadas iniciadas em 2023 já ocorreram, não apenas nas capitais de Roraima, Acre, Rondônia e Amapá como também no interior do Amazonas, só em 2025, já estivemos em Presidente Figueiredo, Anori e Urucará onde é possível ver e sentir a surpresa de nossos conterrâneos amazonenses ao tomarem conhecimento dos incentivos da Suframa, da Sudam e das linhas de crédito do Banco da Amazônia.
Ano passado, como resultado de nossas Jornadas, realizamos o 1° Encontro do Ecossistema de Inovação da Amazônia Ocidental e do Amapá” em Manaus e pretendemos fazer o 2° Encontro este ano, consolidando assim, uma efetiva construção de uma rede de inovação da Amazônia Ocidental e do Amapá. O que torna nosso sonho comum, de diversificação da economia por meio de pesquisa, desenvolvimento e inovação mais próximo – ou menos distante – utilizando nossa sociobiodiversidade.
O fato é que a Suframa tem envidado todos os esforços possíveis para estar mais presente, incluindo quatro grandes capacitações de seus servidores nas unidades regionais (chamadas “Semanas de Integração”) onde capacitou-se mais de 60% da mão-de-obra com o objetivo de tornar a atuação da autarquia mais efetiva em toda sua área de atuação, prestando um serviço melhor e mais efetivo para toda a sociedade. Além disso, as Jornadas são uma oportunidade dos servidores da autarquia se aproximarem e de sentiram-se motivados com os resultados.
Todas essas ações estão promovendo também uma relação mais próxima da Suframa com a Sudam e o Banco da Amazônia, bem como, de todos estes três com os Estados do Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia e Amapá o que também podemos considerar uma externalidade positiva das nossas Jornadas de Integração.
A Integração Regional e a Interiorização do Desenvolvimento é uma processo de fortalecimento da politica pública de desenvolvimento Zona Franca de Manaus que não tem mais como retroceder, a partir de agora só nos resta fortalecer ainda mais o Ecossistema de Inovação da Região para desconcentrar ainda mais os investimentos e aperfeiçoar as leis e normas com o propósito de colher bons frutos no futuro e ver em nossos prateleiras os produtos! Vamos continuar sempre em frente!
Adm. Luiz Frederico Oliveira de Aguiar – Servidor Público Federal e atualmente Superintendente Executivo da SUFRAMA. Autor do e-book: Indústria 4.0: perspectivas para o polo industrial de Manaus. https://editoraitacaiunas.com.br/produto/industria-4-0/