O serviço público é uma vocação profissional.
Por: Luiz Frederico Oliveira de Aguiar
Pensando nos meus poucos mais de 15 anos como servidor público, não lembro das grandes realizações, mas dos dias em que fiquei até a noite construindo Notas Técnicas e despachos, com a preocupação de quem participaria de decisões que afetariam muitas vidas, sempre em dúvida se tomaria a decisão certa.
Lembro de viagens à trabalho, principalmente à Brasília, que pareciam simples mas que, na prática, representariam a manutenção de empregos na Zona Franca de Manaus de pessoas que precisavam disso pra sustentar suas famílias, ou a garantia da competitividade de determinados segmentos da indústria que garantiriam mais investimentos futuros. Lembro do peso e dos embates em reuniões cujas decisões poderiam mudar destinos.
Da forma mais objetiva, ou seja, na prática do dia-a-dia, vi que servir à sociedade não é glamouroso. É enfrentar frustrações duras, é conviver com conflitos, burocracias e limitações, e ainda assim, manter acessa acessa a chama da esperança para fazer a diferença. Ter coragem quando o sistema não colabora e resiliência quando ninguém vê o esforço e ocorrem os ataques. É compreender que as resultados reais quase sempre não vem acompanhados do reconhecimento.
Hoje é o Dia do Servidor Público, quero celebrar a minha história e tantos outros colegas de serviço público que, assim como eu, aprendem todos os dias que servir à sociedade é uma profissão séria, uma escolha feita com muita dedicação, responsabilidade e, acima de tudo, humanidade.
Que este dia nos lembre a importância de cada decisão e de cada pessoa que se dedica ao serviço público, uma forma de transformação social e econômica.
Aviso sobre Direitos Autorais
Este artigo encontra-se protegido pela legislação vigente sobre direitos autorais. Sua reprodução, total ou parcial, é expressamente condicionada à autorização prévia e por escrito do colunista exclusivo do Economic Brasil News, Luiz Frederico Oliveira de Aguiar. Qualquer utilização não autorizada configura infração à Lei de Direitos Autorais, sujeitando o infrator às penalidades cabíveis nas esferas civil e criminal.
