Suframa recebe embaixador da Bélgica para tratar de oportunidades bilaterais e Zona Franca de Manaus

Reunião voltada à prospecção de oportunidades bilaterais e ao entendimento sobre a Zona Franca de Manaus (ZFM), também ressaltou as vantagens tributárias e características únicas de funcionamento do modelo em comparação com outras zonas francas do mundo.

Suframa recebeu, na manhã desta quinta-feira (23), o embaixador da Bélgica no Brasil, Chris Hoornaert, em reunião voltada à prospecção de oportunidades bilaterais e ao entendimento do modelo de funcionamento da Zona Franca de Manaus (ZFM). O encontro foi conduzido pelo superintendente-adjunto Executivo da Suframa, Frederico Aguiar, na sede da Autarquia, em Manaus.

Foto mostra um homem de blusa azul clara falando a outro homem vestido de blazer azul escuro

Também participaram da reunião o cônsul honorário da Bélgica em Manaus, Clifford Nelson Oliveira, o coordenador-geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais (Cogin) da Suframa, Arthur Lisboa e a analista da Cogin, Camilla Abitbol. Durante o encontro, os servidores da Autarquia realizaram uma apresentação institucional sobre a ZFM, destacando suas vantagens tributárias e características únicas em comparação a outras zonas francas do mundo, como a do Panamá — país onde o diplomata já atuou.

Foto mostra homem em pé fazendo uma explanação a grupo de pessoas com o apoio de um televisor

Os representantes da Suframa ressaltaram que, além de ser amparada pela Constituição Federal, a Zona Franca de Manaus tem gerado resultados expressivos em desenvolvimento regional e preservação ambiental, contribuindo para a manutenção de 97% da floresta amazônica nativa no Estado do Amazonas.

Natural de Kortrijk, Chris Hoornaert possui ampla trajetória diplomática, tendo chefiado a Delegação da União Europeia no Panamá (2018–2022) e exercido o cargo de embaixador da Bélgica nos Países Baixos (2014–2018). A Bélgica mantém, além da embaixada em Brasília, Consulados-Gerais em São Paulo e no Rio de Janeiro, além de uma rede de cônsules honorários distribuídos por diversas capitais brasileiras, incluindo Manaus, onde atua Clifford Nelson Oliveira.

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.