Índia busca expandir sua presença na Zona Franca de Manaus e fortalecer parceria com o governo
Uma delegação indiana visitou o governo do estado do Amazonas em busca de parcerias comerciais e expressou o interesse dos empresários indianos em aumentar seus investimentos no polo industrial da ZFM (Zona Franca de Manaus). A cônsul-geral em São Paulo, Manisha Swami, apresentou os representantes indianos ao vice-governador Tadeu de Souza.
Atualmente, duas empresas indianas – Royal Enfield e Bajaj – estão operando no setor de duas rodas da ZFM. Manisha Swami destacou o objetivo de ampliar a presença das indústrias indianas no polo industrial, principalmente através do investimento em mercados como o de eletroeletrônicos.
“Já estabelecemos boas parcerias, especialmente no setor de duas rodas, que está em rápido crescimento tanto na Índia quanto no Brasil. Estamos aqui para explorar mais oportunidades. Como sabemos, o setor de eletroeletrônicos é muito forte no Amazonas, assim como na Índia. Também discutimos sobre produtos agrícolas em geral. Vejo muitas oportunidades em todas essas áreas”, afirmou Manisha.
O vice-governador destacou as semelhanças entre Amazonas e Índia, como a população, o mercado consumidor, e o desenvolvimento tecnológico e industrial. “A cônsul da Índia está visitando o Amazonas para explorar outras áreas de desenvolvimento econômico e cooperação. Temos perfis muito similares, e fortalecer essas relações bilaterais pode aumentar a capacidade de atrair investimentos indianos para a região amazônica”.
