Iniciativa ZFM+ESG, estimulando práticas ESG na Zona Franca de Manaus.

Por: Luiz Frederico Oliveira de Aguiar
Uma das prioridades estabelecidas pelo Superintendente Bosco Saraiva desde 2023, após minha nomeação como Superintendente Executivo da Zona Franca de Manaus, foi o estímulo à cultura ESG entre todos os envolvidos na política pública de desenvolvimento da Amazônia: a Zona Franca de Manaus – ZFM. Desde então, iniciou-se uma verdadeira jornada para encontrar a melhor fórmula para desenhar uma iniciativa que estimulasse e disseminasse a prática ESG na ZFM.
A primeira grande ação nesse sentido ocorreu em parceira com o Centro da Indústria do Estado do Amazonas – CIEAM, mais especificamente com o Comitê de ESG do CIEAM, liderado pela Sra. Régia Moreira – grande incentivadora do ESG na região – em 27 de junho de 2023, organizou-se na Suframa um grande evento chamado “ESG (Environmental, Social anda Governance) e boas práticas implantadas nas empresas do PIM“. Na ocasião, tivemos um auditório lotado tanto de representantes de empresas querendo mostrar usas ações ESG, quanto de empresas querendo compreender mais e melhor sobre este assunto. Acredito que este foi um começo para que todos pudessem compreender nossa ambição de estimular práticas ESG.
Ao mesmo tempo, na Suframa, iniciamos um intenso debate de como implementar práticas ESG tanto na própria autarquia quanto na política pública implementada por nós: a Zona Franca de Manaus. Neste aspecto, o instrumento de pesquisa do Tribunal de Contas da União – TCU chamado iESGo (índice criado pelo Tribunal para avaliar a governança institucional em ações de sustentabilidade social e ambiental na administração pública) foi fundamental para fundamentar e orientar a Suframa que, a partir deste instrumento, estabeleceu um “Plano de Providências – iESGo”.
Avançando ainda mais neste sentido, buscou-se ampliar parcerias institucionais com entidades que também estivessem trabalhando com a temática ESG, então fechamos um importante parceria com a Rede Amazônica e, em 25 de março de 2024, realizamos o 1° Fórum ESG Amazônia, também no auditório da Suframa lotado e transmitido ao vivo pelo YouTube. Este evento consolidou a Suframa, o CIEAM e a Rede Amazônica como protagonistas do ESG na região, além disso, pudemos ver os primeiros avanços objetivos em empresas do PIM, com as primeiras experiências com o Selo 360° ESG -BV da Visteon, da BIC e da Tutiplast, bem como avanços significativos de outras empresas como IMPRAM e FLEX.
Este 1° Fórum ESG Amazônia consolidou de vez algumas convicções, uma delas é que esta seria uma jornada, um processo que não ocorreria em um piscar de olhos, mas que, com a manutenção dos estímulos que estávamos realizando, conseguiríamos resultados melhores. Neste período, recordo-me com entusiasmo o dia em que o Superintendente Bosco Saraiva me chamou para uma reunião e afirmou que eu deveria continuar firme avançando no debate ESG. Isto foi para mim, um turning point, e me trouxe um propósito: tornaremos a Zona Franca de Manaus uma referência global em ESG. Em 7 de setembro de 2024, este objetivo foi divulgado à imprensa chegando a sair em site de repercussão nacional, o UOL.
Sabia que precisávamos avançar para uma normatização, no entanto, após muitos debates com representantes da indústria da Zona Franca de Manaus, decidi que teríamos que estudar um desenho prévio de forma a estimular e educar antes que avançássemos para criação de regras. Já este ano, em fevereiro, com a parceria do CIEAM, houve um treinamento para servidores da SUFRAMA “ESG – Environmental, Social anda Governance” objetivando a disseminação do conhecimento sobre o tema dentro da autarquia e o estímulo ao debate interno sobre práticas sustentáveis.
Após muitos debates e reuniões internas, conseguimos encontrar o “melhor caminho” para estimular práticas ESG na Zona Franca de Manaus sem que isso representasse um “custo burocrático” às empresas e, em 21 de março de 2025, lançou-se, durante o 2° Fórum ESG Amazônia” a INICIATIVA ZFM+ESG, por meio da Portaria Suframa nº 1.860, visando incentivar a adoção de práticas ambientais, sociais e de governança corporativa (ESG) pelas empresas do Polo Industrial da Zona Franca de Manaus (ZFM).
Com a Portaria, estabeleceu-se um marco importante para a disseminação de práticas ESG no Polo Industrial de Manaus. Seu caráter voluntário e educativo, aliado à ausência de penalidades e obrigações legais, garante a segurança jurídica e incentiva a participação do setor produtivo na agenda sustentável, social e de govenança.
Desde então, já contamos com a adesão voluntária de 21 empresas da ZFM, o que demonstra uma ótimo potencial para o alcance de nosso objetivo: ser referência global em ESG. No site da Suframa é possível ter acesso à todas as empresa que já aderiram, entre elas: Coca-Cola, IMPRAM, BIC, VISTEON, FLEX, TUTIPLAST, LG, TERMOTÉCNICA, SUPERTERMINAIS, CHINT, entre outras. https://www.gov.br/suframa/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/capa/zfm-esg/participantes
Na prática estamos falando de investimentos em controle do uso de água, redução de custos com energia, menos desperdício, tratamento de resíduos sólidos, melhoria do ambiente de trabalho com redução de assédio moral e discriminação, estamos falando de mais capacitação de colaboradores, investimentos na área social, preocupações com a qualidade de produtos fornecidos, entre outras coisas que poderão fazer a ZFM uma referência mundial.
O fato é que, sem que a Suframa gastasse um real sequer, várias empresas voluntariamente já estão investindo seu próprio dinheiro em ações ESG. Ao visitar estas fábricas, podemos ver claramente a relação entre ser +ESG e ser +Eficiente, ser +Competitivo e estar + preocupado com o futuro. Não estamos levantando uma bandeira ideológica, estamos falando de competitividade e de preocupação com um futuro melhor! Meu sonho é ver todas as empresas da região aderirem ao ZFM+ESG e ter produtos e serviços, não apenas mais ESG, no entanto, mais competitivos e mais relacionados à bioeconomia!
A jornada ESG da Zona Franca de Manaus é um caminho sem volta! Com uma AMAZÔNIA VERDE de oportunidades para o futuro! Ao infinito e além!
Adm. Luiz Frederico Oliveira de Aguiar – Superintendente Adjunto Executivo da Zona Franca de Manaus – Servidor Público Federal – Autor do e-book “Indústria 4.0: perspectivas para o Polo Industrial de Manaus.” da Editora Itacaiúnas.
Aviso sobre Direitos Autorais
Este artigo encontra-se protegido pela legislação vigente sobre direitos autorais. Sua reprodução, total ou parcial, é expressamente condicionada à autorização prévia e por escrito do colunista exclusivo do Economic Brasil News, Luiz Frederico Oliveira de Aguiar. Qualquer utilização não autorizada configura infração à Lei de Direitos Autorais, sujeitando o infrator às penalidades cabíveis nas esferas civil e criminal.