Suframa Planeja Reformar o Porto de Tabatinga para Comércio Internacional

O superintendente Bosco Saraiva declarou que o continente asiático será uma das regiões conectadas pela nova rota comercial.

O superintendente Bosco Saraiva informou que a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) está planejando a reestruturação do Porto de Tabatinga, localizado a 1.106 quilômetros de Manaus em linha reta, para promover a interligação do comércio do Amazonas em nível internacional.

“Com a inauguração do Porto de Chancay, no Peru, prevista para novembro, e a criação de uma possível nova rota entre a Ásia e o Amazonas pelo Oceano Pacífico, é essencial estarmos preparados em nossas responsabilidades administrativas na área de Livre Comércio de Tabatinga”, afirmou Bosco.

O superintendente da Suframa destacou que uma estrutura física moderna e adequações de alfândega no porto são necessárias e terão um grande impacto econômico no estado.

“Ainda não há dados suficientes para mensurar a movimentação econômica local, mas podemos afirmar que o fluxo de mercadorias entrantes e saíntes aumentará consideravelmente, o que é fantástico para nosso Alto Solimões”, ressaltou Bosco.

O Alto Solimões é composto por nove municípios: Tabatinga, Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá, Atalaia do Norte, Tonantins, Fonte Boa, Jutaí e Amaturá. Tabatinga é o município que faz tríplice fronteira com Peru e Colômbia, além de ser uma cidade amazonense que sofre conurbação, um fenômeno geográfico que une cidades em um único núcleo urbano.

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.