Suframa realiza Jornada de Integração em Urucará (AM)

Evento realizado em parceria entre a Autarquia e a Prefeitura Municipal de Urucará reuniu na Câmara Municipal do município: produtores, comerciantes, empresários, gestores públicos e representantes da sociedade civil.

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) promoveu, nesta sexta-feira (8), no município de Urucará (AM), a Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento. O evento, realizado em parceria com a Prefeitura Municipal, ocorreu no auditório da Câmara de Vereadores e reuniu produtores, comerciantes, empresários, gestores públicos e representantes da sociedade civil.

A abertura foi feita pelo superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, que reafirmou o compromisso da Suframa em estreitar relações com os municípios do Amazonas. “A Jornada de Integração em Urucará reforça o compromisso da Suframa em aproximar o modelo Zona Franca de todos os municípios do Amazonas. Nosso objetivo é criar pontes para que produtores, comerciantes e empreendedores locais conheçam as oportunidades disponíveis e possam , utilizá-las para gerar emprego, renda e desenvolvimento”, disse.

O prefeito de Urucará, João Bosco Falabella, ressaltou a importância da aproximação com a Suframa. “A vinda da Suframa é uma excelente oportunidade para o município se cadastrar, formar parcerias e angariar recursos essenciais. Precisamos transformar dificuldades em oportunidades e a Zona Franca de Manaus representa uma via para alcançarmos nossos objetivos. É fundamental estreitarmos laços”, declarou.

Palestras

Foto mostra mulher ministrando palestra com microfone na mão

A programação técnica começou com a coordenadora-geral de Assuntos Estratégicos da Suframa, Ana Maria Souza, que apresentou como a Autarquia pode beneficiar os produtores de Urucará. “No passado, a Suframa realizou obras como o porto e o projeto do matadouro do município por meio de convênios, mas esses recursos não existem mais. Hoje, atuamos principalmente pelo cadastro das empresas, que possibilita comprar insumos nacionais e importados com incentivo fiscal, e pela industrialização com matéria-prima regional, como guaraná e açaí”, explicou.

Foto mostra mulher falando em um evento

Na sequência, a chefe de Serviços Operacionais, Maria José Melo, apresentou o como se cadastrar na Suframa, por meio do sistema Cadsuf e informou que atualmente não há empresas cadastradas na Autarquia em Urucará.

Foto mostra um homem com microfone na mão

O coordenador de Análise de Projetos e Incentivos, José Rorberto Sena, orientou sobre a elaboração de projetos que utilizem matéria-prima regional, enquanto o economista da Coordenação de Monitoramento Tecnológico, Matheus Vaz, explicou a política de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). Representantes do Idesam e do CITS apresentaram, respectivamente, os programas prioritários de Bioeconomia e Indústria 4.0/Modernização Industrial.

Participantes

Os participantes da Jornada de Integração Regional em Urucará avaliaram positivamente o evento e destacaram a oportunidade de conhecer melhor as ações da Suframa.

O empresário e proprietário do sítio Princesinha Gabriele, Eliel de Almeida, afirmou que a programação ampliou sua visão sobre o próprio negócio. “O evento trouxe um conhecimento que a gente não tinha e ampliou minha visão sobre o meu empreendimento. Sou professor, agricultor e empresário, e acredito que, em breve, estarei integrado aos projetos da Suframa”, disse.

O mestre artesão Jessé Sicsu, da Tok Amazônico, ressaltou a importância do incentivo ao setor. “Trabalho com 15 segmentos artesanais de alto padrão usando sobras de madeira. Vejo a possibilidade de criarmos uma escola de artesanato no município”, destacou.

O vice-presidente da Câmara Municipal, Aurimar Oliveira, afirmou que a presença da Autarquia em Urucará marca um avanço. “É a primeira vez que a Suframa chega no interior para dizer o que faz e como faz, e isso é muito importante para quem quer se desenvolver”, destacou.

Encerramento

Foto mostra homem de blusa branca fazendo pronunciamento

O superintendente-adjunto Executivo, Luiz Frederico Aguiar, encerrou o evento destacando que a realização da Jornada foi o primeiro passo de aproximação com o município de Urucará. “A interiorização do desenvolvimento socioeconômico não é mais apenas um sonho, mas uma ação construída em conjunto, neste caso entre a Suframa e a Prefeitura de Urucará. Hoje, plantamos as sementes, amanhã as colheremos”, finalizou.

Foto mostra grupo de pessoas posando para fotografia

 

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.